O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/11/2016

Marcos Veloso

O fotógrafo paraibano ficou conhecido internacionalmente pela sensibilidade do seu olhar. Suas imagens registravam a beleza das paisagens do sertão nordestino.
Data de publicação: novembro 3, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB.

Nascimento: 14 de agosto de 1954 / Falecimento: 04 de fevereiro de 2000

Formação: Graduado em Medicina – Especialista em Radiologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atividade artístico-cultural: Fotógrafo

Marcos Veloso iniciou sua carreira de fotógrafo na década de 1980, quando descobriu o gosto pelas Artes Visuais através de um curso no Centro de Tecnologia da UFPB. O artista exerceu a profissão de médico no Setor de Radiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). Foi lá que adquiriu experiência, e se adaptou ao ambiente dos laboratórios fotográficos. Nesse período, participou de uma mostra de imagens, em uma feira de tecnologia em Campina Grande (PB).

O profissional fez parte do grupo “Traficantes de Imagem”. Em 1994, em parceria com os fotógrafos Mano Carvalho e Ricardo Peixoto, criou a Agência Ensaios, a primeira empresa do ramo fotográfico na Paraíba.

Participando das associações Le Hors-lá e Rede, de intercâmbio com a França e a Suíça, atuou como embaixador da região sertaneja do Nordeste, levando estrangeiros para expedições no local e fotografando as belezas paisagísticas. As imagens registradas por suas lentes tinham como temas recorrentes o homem e a sua presença no mundo.

Em 1995, participou como convidado especial da Biennale International d’Art de Groupe, um dos mais importantes eventos artísticos da Europa, realizado na cidade de Marsella, na França, onde tinha trabalhado no ano anterior. O profissional ficou conhecido internacionalmente pela sensibilidade do seu olhar, com imagens que registravam especialmente a beleza das paisagens nordestinas, o Sertão da Paraíba e costumes da população dessa região.

Quando faleceu, Marcos Veloso estava no auge da carreira, tendo feito recentes registros do Bumba Meu Boi, em São Luiz (MA), do Varadouro, no Centro Histórico de João Pessoa (PB), e se preparava para viajar para Cuba e França.

Após sua morte, continuou sendo lembrado. Em 2005, algumas de suas obras foram expostas na mostra fotográfica “Brasil et Marselha – Une Histoire d’Amour”, exibida em via pública na cidade francesa de Alennya. A mostra contou com trabalhos de fotógrafos brasileiros e franceses e todas as imagens tinham como tema o Brasil ou a França. Em 2009, foi homenageado no troféu “Lambe-Lambe”, uma das mais importantes premiações da fotografia paraibana.

Em 2013, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC) promoveu a exposição “Marco Veloso-Fotografias”, reunindo 20 fotos tiradas pelo artista na década de 1990, entre o Sertão da Paraíba e o Sul da França. As imagens faziam parte do acervo pessoal de seus amigos mais próximos.

Em junho do mesmo ano, Marcos foi homenageado na Revista de Artes Visuais Segunda Pessoa. Na publicação, o professor e artista plástico paraibano Chico Pereira destacou a sensibilidade estética do profissional: “O fotógrafo Marcos Veloso era um ser aparentemente desconstruído, mas nenhum artista da sua geração apresentou uma obra tão coerente e plasticamente de profunda delicadeza como a sua. Sensível e despojado, ele sabia captar a essência da realidade sem perder de vista a função da arte nesse processo. Às vezes, sutilezas programadas. Noutras, a oportunidade do imponderável: paisagens, gestos, cenas humanas, detalhes. Não inventou aquilo que os grandes fotógrafos já não tivessem criado; nem buscou ser diferente; apenas deixou fluir o que dentro dele era o seu próprio espírito de permanente alegria e disponibilidade aos amigos e à vida”.

Fontes:

http://www.studium.iar.unicamp.br/35/08/

http://artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/marcos-veloso/

http://segundapessoa.com.br/edicoes/1/

http://forumdafotografiaparaibana.blogspot.in/2009/09/dia-mundial-da-fotografia-e-tema-de.html?m=1

http://paraiba.pb.gov.br/abertura-de-exposicoes-movimenta-programacao-do-espaco-cultural/

http://www.babeldasartes.com.br/blog/2013/02/16/artes-visuais-exposicoes-em-joao-pessoa-pb/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *