O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/07/2019

Marcos Perfect

Grafiteiro há mais de 20 anos, o pessoense Marcos Cristiano, mais conhecido como Marcos Perfect, começou a se envolver com trabalhos manuais ainda na infância.
Data de publicação: julho 9, 2019

Naturalidade: João Pessoa-PB

Formação artístico-educacional: Licenciatura em Artes visuais na instituição de ensino Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atividades artístico-culturais: Grafiteiro, Arte Educador, Ativista Cultural, Artista Plástico, Publicitário, Produtor de Eventos, Letrista, Artesão 

Facebook: https://www.facebook.com/perfectarts

Instagram: https://www.instagram.com/marquinhosperfect/

 

Grafiteiro há mais de 20 anos, o pessoense Marcos Cristiano, mais conhecido como Marcos Perfect, começou a se envolver com trabalhos manuais ainda na infância através de sua maior inspiração, sua mãe. Aos 7 anos já contribuia para a renda da família através de seus desenhos reproduzidos em tecidos. Juntos produziram quase todo o tipo de artesanato, desde pinturas em gesso a produção de comida regional. 

De origem humilde, Perfect nunca fez curso de capacitação na área. Durante sua adolescência chegou a trabalhar no mercado público de João Pessoa como feirante e carregador, onde teve acesso a uma banca que vendia revistas de desenho e pintura. “Quando as encontrava, largava o tabuleiro de tempero ou carro de mão do lado da barraca e me debruçava para absorver ao máximo aquele conteúdo, já que não tinha dinheiro para comprar as revistas, meu tempo de aprendizado era curto. Quando o vendedor percebia minha presença e perguntava se eu iria levar algo, eu ficava enrolando para conseguir ler tudo que desce. Chegando em casa, tentava pôr em prática os flashes de informação que ficavam em minha memória”, confessou. 

Sua paixão pelo grafite despertou durante um dia de trabalho após encontrar duas latas de tinta spray, quase vazias, mas suficientes para que conseguisse deixar a marca das iniciais de seu nome.

Foi através de sua Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que descobriu sua identidade visual por meio da inspiração nos artefatos, adereços, rituais, pinturas corporais e etc, da cultura indígena, base de seu trabalho. Também absorve referências de outros trabalhos, pois segundo ele, o processo criativo é algo visceral e singular, podendo se desconstruir e se reinventar novamente. 

A construção criativa dos seus trabalhos se dá inversamente as técnicas e padrões de sua profissão, onde Perfect utiliza de toda sua criatividade e liberdade durante o processo de criação de suas artes. Para a construção dos esboços, Marcos utiliza a foto de amigos, familiares e conhecidos para a elaboração da arte sobre o desenho, e após disso, insere sua mensagem em cada obra. 

Fontes: 

https://artesemfronteiras.com/artista-paraibano-perfect/

https://www.facebook.com/perfectarts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *