O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/03/2024

Luiz Peixoto Ramos – ‘O Jabutigão’

Poeta, contista, compositor e autor de livros infantojuvenis.
Data de publicação: março 9, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 15 de abril de 1941

Atividade artístico-cultural: poeta, contista, compositor e autor de livros infantojuvenis

Facebook: Jabutigão da Amazônia

Instagram: @jabutigaooficial

Luiz Peixoto, O “Jabutigão” (Luiz Peixoto Ramos) nasceu na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, em 15 de abril de 1941. É poeta, contista, compositor e autor de livros infantojuvenis. Seu personagem mais conhecido, com o qual aliás o público o identifica é o Jabutigão, que surgiu pela primeira vez no livro “Um conto de fadas amazônico”.

Encarnando o personagem, Luiz Peixoto é uma atração para a garotada, seja nas escolas públicas ou privadas, ou ainda em diversas feiras do livro das quais o autor participa todo ano. Seus livros já foram adotados em mais trinta escolas.

Em 1961, passou uma temporada em Belém e logo retornou para a Paraíba, em 1964, lançando seu primeiro disco, um compacto simples contendo as canções Abraço Eterno (bolero) e Porque existe saudade (twist).

Em 1987, recebeu a menção honrosa pelo poema “Sou”, concorrente aos jogos florais dos “Poetas do Mundo Lusíada”, em Massachusetts, Estados Unidos. Nesse mesmo ano publica, na Academia Paraense de Letras (APL), seu primeiro livro “Levitando na poesia”. Em 1992 publica na APL seu terceiro livro “Êxtase”.

Em 1995, lançou no núcleo de arte da Universidade Federal do Pará (UFPA) seu segundo disco “Delírio” com canções populares, em São Paulo.

Além do reconhecimento do público, Luiz Peixoto é detentor de algumas premiações e honrarias: Medalha de ouro no 3º Concurso de Contos – Brasília – DF;  Menção Honrosa nos Jogos Florais dos Poetas do Mundo Lusíada – Massachusetts – Estados Unidos; homenagem com placa no Bosque Rodrigues Alves;  troféu no XXVII Baile dos Artistas em reconhecimento ao seu trabalho pelo livro e leitura no Pará; plaqueta comemorativa aos 140 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna pela sua contribuição à Literatura.

Em 1997, lançou na academia paraense de letras seu quarto livro “Reflexos do dia-a-dia”. Neste mesmo ano participou do livro “Introdução à literatura no Pará”, sétimo volume, da APL. Já em 1998, lançou a segunda edição de reflexos do dia a dia, na APL

Em novembro de 1999 é lançado por ocasião da III Feira Pan-Amazônica o livro “Um conto de fadas amazônico”. Foi classificado VII concurso de contos da região Norte 1 contista da Amazônia, com o conto “O Segredo”, promovido pelo núcleo de arte da Universidade do Pará. Em 2000, reedita “Um conto de fadas amazônico”.

Hoje, participa de eventos literários, onde ao longo dos anos cativou o carinho entre o público infantil com suas histórias ricas em ilustrações coloridas que trazem uma forte conexão com a natureza. A criação do personagem Jabutigão surgiu de forma muito leve e natural, mas com um propósito muito maior, levando alegria e conscientização ambiental de forma lúdica e imagética,  às crianças que participam  de suas apresentações.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Peixoto_Ramos

https://memoriadaliteraturadopara.blogspot.com/2014/02/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_879.html

https://www.oliberal.com/cultura/luiz-peixoto-ramos-comemora-26-anos-encantando-criancas-com-o-personagem-jabutigao-na-feira-do-livro-1.723308

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *