O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/10/2015

Josefa Vieira Santos Noronha

A artesã trabalha com a arte de fabricar bonecos, brinquedos populares, fantoches e mamulengos. Produz Personagens Infantis e do Folclore Brasileiro.
Data de publicação: outubro 15, 2015

Naturalidade: Orobó – PE / Radicada em João Pessoa – PB

Nascimento: 07 de Janeiro de 1966

Contato: (83) 98838-7325

E-mails: jusnoronha7@gmail.com /   jusnoronha@hotmail.com

Blog: http://fantochesebonecasdetecido.blogspot.com.br/

Técnica Artesanal: Manual

Matéria-prima: Tecido, espuma, papel machê, lã, papelão, linha, garrafa pet, feltro, massa corrida, tintas, e acessórios.

Peças Produzidas: Brinquedos populares, jogos e bonecos.

Josefa Vieira Santos Noronha, mais conhecida por “Josefa Noronha” trabalha há 21 anos, com a arte de fabricar bonecos, brinquedos populares, fantoches e mamulengos.

A artesã fabrica duas linhas: Comercial com Personagens Infantis e os que fazem parte do Folclore e da Cultura Popular Brasileira. Josefa aprendeu observando e “sozinha” inspirada por uma participação em uma oficina nas Lojas Brasileiras em Recife-PE. Na oportunidade Josefa tinha como objetivo construir uma boneca Emília, daí começou a tentar fabricar outros bonecos e desenvolver algumas técnicas.

Josefa participou de vários cursos e oficinas de fabricação de mamulengos onde desenvolveu ainda mais, o seu talento natural. A artesã faz parte da (ABP/PB – Associação de Brinquedo Popular – PB).

Suas peças são vendidas (separadamente) e em conjunto. Ela expõe em entidades públicas – governamentais, nos espaços públicos diversos, eventos turísticos e culturais, exposições itinerantes, feiras de arte e também em feiras livres.

Josefa Noronha considera-se uma mulher realizada em trabalhar com artesanato. E o que a deixa mais feliz é poder contribuir com o universo infantil, a arte e a cultura, de uma forma tão criativa e diversificada.

Fonte:

Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/CemRéis/2015/JosefaVieiradosSantos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *