O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/10/2020

José Rodrigues de Carvalho

José Rodrigues de Carvalho foi um escritor paraibano. Foi um dos primeiros a se interessar pelo estudo e pesquisa do folclore nacional...
Data de publicação: outubro 26, 2020

Naturalidade: Tauatuba (hoje Alagoinha)-PB

Nascimento: 18 de dezembro de 1867

Falecimento: 20 de dezembro de 1935

Atividades artístico-culturais: Poeta, Escritor.

Atividades exercício-profissionais: Deputado Estadual, Secretário Geral do Estado, Procurador Geral de Justiça, Procurador, Redator, Jornalista, Professor e Advogado.

José Rodrigues de Carvalho foi um escritor paraibano nascido no sítio Tauá, distrito de Tauatuba, onde hoje se localiza o município de Alagoinha na região metropolitana de Guarabira. Em sua vida adulta foi destaque como poeta e mudou-se para o Ceará. Lá atuou em várias áreas: foi professor de Lógica e Geografia no Liceu Cearense, contador no Banco do Ceará, concluiu o curso de Direito, entre outras coisas.

Ao voltar à Paraíba passou a trabalhar na redação do jornal A União no ano de 1905. Cinco anos depois fez parte da comissão de redação da revista do Instituto de História e Geografia da Paraíba, também foi nomeado Procurador Geral de Justiça e, posteriormente, Secretário Geral do Estado e Deputado Estadual. Em 1917, juntamente a outros paraibanos tidos como intelectuais, foi um dos membros fundadores da Associação dos Homens de Letras.

Foi um dos primeiros a se interessar pelo estudo e pesquisa do folclore nacional, passando por diversos estados do nordeste para colher dados que compilou em seu livro Cancioneiro do Norte e também estudos raciais no livro Aspectos da Influência Africana na Formação Social do Brasil. Porém, é importantíssimo destacar que suas obras representam a realidade social do tempo em que foram escritas.

Em seus escritos, Rodrigues de Carvalho por vezes retratava os povos indígenas como retardatários e apáticos, africanos como vindos de uma civilização atrasada, além de colocar esses povos enquanto “raças inferiores” em comparação ao branco europeu.

José Rodrigues de Carvalho faleceu na cidade de Recife, em 20 de dezembro de 1935, aos 68 anos. Seu corpo foi sepultado no dia seguinte em João Pessoa. A casa onde viveu na capital paraibana hoje é sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, na Avenida João Machado. Há uma biblioteca municipal na cidade de Guarabira nomeada em homenagem ao escritor e também uma em Alagoinha.

Adailson Paiva

Fontes:

MARQUES, Ana Luiza de Vasconcelos. Canções e cores da nação brasileira: uma análise historiográfica das obras de Rodrigues de Carvalho (1903 – 1937). 2013. 168 p. Dissertação (Mestrado em História) – UFPB / CCHLA, João Pessoa, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/5993/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 24 out. 2020. 

PREFEITURA MUNICIPAL (Guarabira – PB). Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Biblioteca Municipal José Rodrigues de Carvalho. Guarabira, 2014. Disponível em: http://secultgba.blogspot.com/2014/03/criada-em-11-de-abril-de-1940-pelo.html. Acesso em: 24 out. 2020. 

SANTOS, Humberto; BARBOSA, Vicente. Rodrigues de Carvalho: o primeiro paraibano a escrever sobre Folclore. [S. l.], 21 ago. 2011. Disponível em: http://www.focandoanoticia.com.br/rodrigues-de-carvalho-o-primeiro-paraibano-a-escrever-sobre-folclore/. Acesso em: 24 out. 2020. 

Pesquisador José Paulo Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *