O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/07/2019

José Nunes

Nascido em Serraria-PB, José Nunes é jornalista atuando na imprensa desde 1978. Cronista e poeta, tem vários livros publicados.
Data de publicação: julho 4, 2019

Naturalidade: Serraria- PB

Nascimento: 17 de março de 1954

Atividades artístico-culturais: Poeta/Escritor 

Atividades exercícios-profissionais: Jornalista e diácono

Facebook: https://www.facebook.com/josenunes.nunes.330

 

José Nunes da Costa, filho de José Pedro da Costa e Angélica Nunes da Costa, nasceu no Sítio Tapuio, em Serraria (PB), no dia 17 de março de 1954. Teve sua iniciação a alfabetização quando ainda morava no sítio, em uma escola que funcionava num galpão. Quando completou oito anos de idade foi estudar no Grupo Escolar Francisco Duarte, em Serraria, distante dois quilômetros da casa onde morava com a família. Lá ele morou até os 15 anos e o lugar lhe trouxe inspiração para suas produções literárias na crônica e na poesia. 

Em 1970, mudou-se para Arara fazendo ainda o curso da Admissão no Colégio Anésio Deodonio Moreno. Aos 16 anos, passou a morar na Capital, João Pessoa, concluindo o Curso Primário (noturno) Colégio Nossa Senhora de Lourdes. 

Jornalista profissional, atuando na Imprensa desde 1978, no ano de 1983, profissionalizou-se em Jornalismo. Trabalhou numa fábrica de beneficiamento de minérios e depois em bancos, sem nunca se afastar do convívio diário das redações. Começou no Jornal O Norte, como “copiador de telegramas”, depois repórter e editor de páginas e cadernos especiais. Trabalhou na A União, em O Momento e no Correio da Paraíba. Casado com Maria Luciene,  José Nunes é pai de Maria Angélica, José Nathanael e João Paulo. Além de Jornalista, cronista e poeta, tendo várias obras publicadas,  também é Diácono da Arquidiocese da Paraíba e Oblato beneditino do Mosteiro de São Bento de Olinda. É sócio da Associação Paraibana de Imprensa (API) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba. Em setembro de 2010 tomou posse como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Ele foi eleito no dia 31 julho do mesmo ano com 20 votos contra nove concedidos ao seu concorrente, médico José Lucas, da Academia Campinense de Letras. “É gratificante participar de uma instituição cultural do porte do IHGP, onde grandes nomes das letras e das artes da Paraíba deixaram sua marca ou ainda estão dando sua contribuição para a pesquisa histórica, geográfica e genealógica/heráldica”, afirmou na época.

Algumas de suas obras publicadas foram: Lira dos 40 Anos (poesias) 1994; Serraria – A Princesa do Brejo (apontamentos históricos) 1997; Entrego-me Como (Irmão Dom Marcelo Pinto Carvalheira, 25 Anos de Sagração Episcopal) – (biografia) 2001; 

 Ariano Suassuna (biografia) em 2002; O Bispo da Solidariedade (sobre a posse de Dom Marcelo Cavalheira na Arquidiocese da Paraíba): Deus lhe pague (biografia de Dom Marcelo Cavalheira) 2004; Um Terraço para Nathan(biografia do jornalista Nathanael Alves) 2003;  Ascendino Leite – Vida e Obra (estudo crítico, em parceria com Angélica Nunes) 2005; 

Uma Vida Bem Escrita (biografia do jornalista Gonzaga Rodrigues) 2008; Recados do Meu Sítio (crônicas), Padre Zé – De Mãos Estendidas (biografia de Padre Zé Coutinho, em 2ª edição) 2010; Bendito Fruto (apanhado histórico sobre os diáconos permanentes na Arquidiocese da Paraíba); O Morador da Pensão da Paz Dourada (sobre o jornalista Luiz Augusto Crispim); Padre Ibiapina – O Apóstolo da Caridade (biografia do missionário que atuou no Nordeste no século XX).

José Nunes participou da coletânea “A União Escola de Jornalismo” lançada em 2018. No livro, idealizado pelo jornalista Josélio Carneiro, cada jornalista convidado, incluindo catorze mulheres, conta um pouco sobre seus dias, suas idas e vindas e revelam a paixão por A União e pelo jornalismo.

Também em 2018 o escritor lançou, o livro “Um bispo que amava os pobres”, que aborda a trajetória profética de Dom Marcelo Carvalheira – o 1º bispo da Diocese de Guarabira – em favor dos pobres. Livro esse que em dezembro de 2018 foi entregue ao Papa Francisco pelo Monsenhor Nereudo Freire da Arquidiocese da Paraíba e o livro “Memórias e Ficções” onde dá seu testemunho e suas impressões sobre literatura, artes e a vida cultural do Brasil e da Paraíba, ajudando na compreensão das transformações culturais e sociais. 

Em 2019 lançou a segunda edição de “Um Terraço para Nathan” que se trata de uma biografia do cronista Nathanael Alves falecido em 1981. 

Fontes:

Instituto Histórico e  Geográfico Paraibano/IHGP 

http://www.ihgp.net/jose_nunes.htm

http://www.ihgp.net/biblioteca/index.php?item=3&pagina=19

Jornal da Paraíba 

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/agenda_cultural/um-bispo-que-amava-os-pobres.html

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/jornalista-jose-nunes-lanca-livro-com-apresentacao-de-gonzaga-rodrigues.html

Eviseu

https://www.eviseu.com/pt/livros/89/memorias-e-ficcoes/

https://www.eviseu.com/pt/autores/276/jose-nunes/

Facebook https://www.facebook.com/josenunes.nunes.330

Diocese de Guarabira

 http://www.diocesedeguarabira.com.br/livro-sobre-a-vida-de-dom-marcelo-sera-lancado-em-guarabira/

Manchete PB

http://www.manchetepb.com/um-bispo-que-amava-os-pobres-e-entregue-ao-papa-francisco/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *