O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/03/2016

João Avelino

As técnicas de pintura e gravação em couro que são desenvolvidas pelo artesão são consideradas "únicas no mundo". Em suas gravuras e pinturas utiliza os temas regionais nordestinos.
Data de publicação: março 29, 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Matéria-prima: Couro

Peças produzidas: Bolsas, telas, produtos decorativos, estandartes, baús, painéis, quadros, almofadas, porta jóias, e carteiras de cédula.

João Avelino da Silva trabalha com couro há mais de 35 anos. Quando criança envolveu-se com as técnicas de pintura a óleo, e depois passou a fazer suas pinturas em couro. O artesão é muito talentoso, porém demonstra um perfil humilde e simples. Um artista popular preocupado com a qualidade das suas produções.

A arte produzida por João é totalmente artesanal e rústica. A beleza, criatividade e bom gosto são visíveis nas suas criações. O trabalho é feito em parceria com os seus parentes. “Trabalho com ajuda de irmão, sobrinhos, e parentes para conseguirmos apresentar uma variedade de até 60 itens para os visitantes”, afirma.

Em suas gravuras e pinturas, João prefere utilizar os temas regionais nordestinos. “Temos excelentes temas nordestinos”, destaca. Ele também desenvolveu uma técnica de gravura em alto relevo em couro. Só o artista popular que sabe pôr em prática a sua técnica, e é algo muito pessoal.

João Avelino também utiliza couro de boi. Segundo ele, a peça é adquirida no Estado do Rio Grande do Sul. “O couro com o qual trabalho já vem curtido. Já o couro in natura é muito difícil de trabalhar”, compara.

Com a ajuda de uma chave de fenda, João faz os altos relevos em couro. Ele também usa uma régua e umas ferramentas rústicas, quase todas fabricadas por ele. “Geralmente meus trabalhos são rebatidos com ferros, após a realização da pintura e da gravação em couro. Uso até hoje a marca de tinta Enigma, que é a melhor para esse tipo de serviço em couro que são rebatidos”, esclarece.

As técnicas de pintura e gravação em couro que são desenvolvidas pelo artista são consideradas por João Avelino “únicas no mundo”. Ele as desenvolveu após aprender o ofício com a professora e mestra da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Celene Sitônio. E recorda “Foi no bairro campinense, Conceição, que tive as minhas primeiras lições com Celene Sitônio. Ainda passei um tempo trabalhando com ela”.

João Avelino produz peças aleatórias, “seja quase tudo que estiver ao meu alcance”, desafia. Ele vive da sua prática artesanal “Hoje, graças a Deus, vivo da minha atividade e ficou ainda melhor depois que desenvolvi a minha técnica de gravação em couro. Estou satisfeito até agora com o meu trabalho em couro. Vivi a vida inteira fazendo artesanato, e gosto muito, salienta”.

O artesão atende aos pedidos vindos de todo o Brasil, e ainda expõe seu trabalho em feiras de artesanato espalhadas pelo Estado da Paraíba, e mantém um Box na Vila do artesão em Campina Grande, onde recebe turistas que ficam admirados com a beleza da sua arte. “Também costumo vender os meus artesanatos em minha casa, situada no bairro do Centenário, em Campina Grande. Muitas pessoas vão lá comprar os meus produtos em couro”, destaca.

Suas peças são exclusivas e fazem sucesso é tanto que ganharam mercado em vários estados brasileiros. Elas ornamentam paredes de residências, de bares e outros estabelecimentos no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Espírito Santo, entre outras cidades. O artesanato produzido por João Avelino também encanta consumidores de outros países, como Itália e Alemanha.

Fontes:

http://coisasdecajazeiras.com.br/?p=5768

http://www.paraiba.pb.gov.br/semana-do-artesao-e-aberta-nesta-sexta-feira-em-campina-grande/

https://www.facebook.com/joao.avelino.73?fref=nf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *