O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/09/2015

Irene Dias Cavalcanti

A escritora é um ícone feminino da literatura erótica nos anos de 1970. Publicações: Eu, mulher, seguido de Lirerótica, entre outras.
Data de publicação: setembro 16, 2015

Naturalidade: Rio Grande do Norte-RN / Radicada em João Pessoa-PB

Nascimento: 20 de maio de 1927.

Atividades artístico-culturais: Escritora, jornalista, romancista, poetisa e advogada.

Irene Dias Cavalcanti, ícone feminino da literatura erótica nos anos de 1970, marcou presença na cena literária de João Pessoa já na década de 1960, com o lançamento de Eu, mulher, seguido de Lirerótica, ambos os livros de poesia; depois, migrou do gênero poético para o ficcional.  Suas obras englobam temas de diversos segmentos e que abordam, entre o universo da liberdade de expressão, o cotidiano paraibano, a vida e as barreiras impostas pela religião, o desejo e a sexualidade feminina.

A poetisa é de naturalidade potiguar e debutou na literatura assim que se mudou de Campina Grande, cidade onde viveu sua infância, para João Pessoa, seu “paraíso”, como assim revela. “Não rejeito o fato de ter nascido no Rio Grande do Norte, mas também não nego que se tivesse que escolher teria nascido aqui”, diz a escritora.

Irreverente e polêmica como sempre, Irene afirmou que Jesus Cristo não abonou o celibato. Irene questiona “Ele instituiu o sacramento do matrimônio nas bodas de Caná, quando fez o milagre da transformação da água em vinho. E amou Maria como mulher, pois veio a terra como homem”.

Entre suas publicações, podemos destacar ainda: no romance, O Amor do Reverendo, que aborda em sua narrativa o amor irresistível entre um padre e uma jovem e as dificuldades que enfrentam para consolidar este sentimento. O personagem central é o Padre Abraão, que conhece uma moça chamada Maria Luísa quando ela se acidenta. Ele a põe nos braços para socorrê-la e naquele instante ambos se apaixonam; O Médico e a Noviça, que trata do infortúnio de uma família que vive no Cariri Paraibano;

Fontes:

http://culturapopular2.blogspot.com.br/2010/03/irene-dias-cavalcanti.html

http://ednaldopaiva.blogspot.com.br/2009/06/irene-dias-cavalcanti.html

http://www.editora.ufpb.br/sistema/press/index.php/press/catalog/book/88

http://brunosteinbachsilva.blogspot.com.br/2012/10/o-medico-e-novica-novo-romance-de-irene.html

http://lourdeslimeira.com.br/resenha-coqueteis-de-esperma-pelos-trinados-mundo-angustiado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *