O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/11/2016

Inaldo Soares

O escritor paraibano é autor do livro A Musicalidade de Jackson do Pandeiro, importante referência brasileira no estudo da obra discográfica do Rei do Ritmo.
Data de publicação: novembro 28, 2016

Naturalidade: Cruz do Espírito Santo – PB

Nascimento: 25 de novembro de 1950

Formação: Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividade artístico-cultural: Escritor

Contato: (81) 994955156.

Inaldo Soares de Araújo é um dos importantes autores do estado da Paraíba. É dele umas das grandes obras do país, o livro “A Musicalidade de Jackson do Pandeiro”, sobre um dos maiores cantores e compositores paraibanos.

Aos 10 anos de idade, Inaldo ouviu pela primeira vez um “Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop”, a mistura irreverente do Chiclete com Banana cantada por Jackson do Pandeiro. Esse momento marcante fascinou o garoto e despertou nele o interesse pela vida do cantor.

Nos anos de 1960, era muito comum tocar canções de Jackson nas rádios e no programa Forró Zé da Lagoa, apresentado por Rosil Cavalcanti e transmitido pela Rádio Borborema, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. O talento do cantor alimentava cada vez mais o interesse de Inaldo Soares. Aos 30 anos de idade, o escritor já reunia 13 LPs do músico paraibano, e era considerado um colecionador por seus amigos.

Inaldo se formou em Engenharia Elétrica, mas foi na Literatura que se encontrou como artista. A partir da década de 1980, passou a pesquisar profundamente ao longo de três décadas sobre as obras de seu ídolo da música, e demorou oito anos para organizar e concluir o livro “A Musicalidade de Jackson do Pandeiro”.

Lançada em 2011, a obra é referência no estudo da discografia do cantor paraibano, incluindo fotos inéditas, principais composições e cópias dos encartes originais dos vinis. O autor foge de qualquer rótulo que o encaixe como biógrafo de Jackson do Pandeiro, e afirma que “a vida dele já está muito bem escrita”.

Ao longo dos anos, Inaldo Soares diz ter descoberto o motivo do fascínio pela vida e obra de Jackson do Pandeiro. “Essa coisa dele ser um sanfoneiro de boca, é pura verdade. O Rei do Ritmo fazia a coisa de um jeito que ninguém mais faz. E fazia por intuição. Hoje o pessoal estuda música, mas não alcança o trabalho dele”, conta o escritor.

Fontes:

http://programaculturapopula.blogspot.com.br/2014_03_23_archive.html

http://acervo.jornaldaparaiba.com.br/anos/2011/11_Novembro/11/Vida_e_Arte/arquivos/assets/basic-html/page1.html

2 respostas

  1. Grande amigo Inaldo .
    Talentoso , conhecedor , estudioso , e também desbravador do.planeta terra .
    Um grande abraço e parabéns meu amigo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *