O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/09/2021

Helton Paulino

Helton Paulino é um amante do Cinema, sendo um colecionador de histórias, ele acredita na realização de filmes como uma forma de expressão e de reflexão.
Data de publicação: setembro 10, 2021

Naturalidade: Campina Grande-PB

Atividade artístico-cultural: Diretor de Cinema

Formação Acadêmica: Arte & Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Produções:

  • Ato Institucional
  • Depois da Curva
  • Terra Erma
  • Uma Curta Chama

Premiações:

  • Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano
  • 4° Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa
  • Melhor Som e Fotografia no Comunicurtas
  • Melhor Edição pelo Júri Oficial do IV Festival Aruanda
  • Troféu ZOOM da Melhor Curta do Festival
  • II Festival Aruandado Audiovisual Universitário Brasileiro
  • Festival de Cinema de Campina Grande-PB

Facebook:

https://www.facebook.com.br/heltonpaulino

Helton Paulino é um amante do Cinema, sendo um colecionador de histórias, ele acredita na realização de filmes como uma forma de expressão e de reflexão.

“Filmo porque se faz necessário mostrar o que a maioria vê, mas não enxerga um sentimento contido, uma ação desconexa, uma vontade reprimida uma devoção particular, enfim… filmo porque atrás de um gesto brusco existe uma razão, por trás de um gesto carinhoso existe uma emoção”, resume ele.

Graduado em Artes & Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Helton além de fazer Cinema, leciona a matéria nas áreas de Artes em Publicidade, Vídeo e Cinema e coordena e apresenta o quadro “Cineclube” junto a Nathan Cirino no programa “Diversidade“ da TV Itacaré.

Seu trabalho mais prestigiado é o curta-metragem “Ato Institucional” baseado no período militar vigente no Brasil no ano de 1968 na qual 24 membros do governo militar editaram e votaram o Ato Institucional N° 5 (AI–5), ação responsável pelo mais duro e violento período da Ditadura Militar, evento que na época ficou conhecido pelo jornal “Folha de São Paulo” como a “Reunião que Radicalizou a Ditadura“. Seu lançamento ocorrido em 2012 foi exibido em diversos festivais cinematográficos no Brasil e no exterior.

Anteriormente seu curta lançado “Depois da Curva” obteve 7 premiações em mais d3 15 eventos cinematográficos sendo 8 internacionais, tendo exibições na Espanha, Itália, Colômbia, Indonésia, Argentina, Holanda e Alemanha.

Jonas do Nascimento

Fontes:

https://filmow.com/artistas/

http://www.grandecampina.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *