O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/09/2015

Grêmio Artístico Cajazeirense

O grêmio foi fundado por Mestre Enéas, um alfaiate a frente do seu tempo, dotado dos ideais socialistas. Agregava artesãos, artistas e similares.
Data de publicação: setembro 1, 2015

Município: Cajazeiras-PB

Localização: Rua Padre José Tomaz, centro.

Ocupação atual: CDL Cajazeiras – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras.

Ano de construção/fundação: 5 de junho de 1925

A fundação do Grêmio Artístico Cajazeirense foi criada quando as entidades sociais eram voltadas para o lazer, organização e qualificação dos trabalhadores. A edificação ao longo dos anos já sofreu algumas intervenções físicas e visuais na sua estrutura interna e externa devido às reformas feitas com o propósito de adaptá-lo para instalações de repartições ligadas ao comércio da cidade. O prédio localiza-se na área- tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP.

Na década 1920, a presença de novas ideias no imaginário cajazeirense visava organizar os trabalhadores em suas diversas categorias. Sobre isso, Costa apud Rolim (1986, p. 64) fala em suas memórias que este, teve influência das ideias trabalhistas já presentes no imaginário sertanejo e visava organizar trabalhadores de diversas categorias tais como alfaiates, carpinteiros, mestres de obra e guarda livros, entre outros, para reivindicar melhorias, como o fechamento do comércio aos domingos.

O Grêmio Artístico era uma entidade que agregava artesãos, artistas e similares, fundada por Mestre Enéas, um alfaiate a frente do seu tempo, dotado dos ideais socialistas. A ele era atribuída a função de aperfeiçoador e qualificador da mão de obra comercial, através da promoção de cursos e similares, mas sempre fundamentadas nos preceitos católico-cristão e na ajuda humanitária-assistencialista, integrando seus associados nas discussões políticas e sociais da cidade.

Com relação ao Grêmio Artístico, Silvia Filho (1999, p. 308-309), destaca que em sua pesquisa, constatou-se que uma das preocupações da associação era fornecer educação ao trabalhador, bem como a tomada de medidas assistenciais como ajuda financeira, à família dos mesmos, em caso de doenças.

 

Fontes:

 

Rolim, Eliane de Souza; Dissertação de Mestrado: Patrimônio Arquitetônico de cajazeiras – PB: memória, políticas públicas e educação patrimonial, UFPB, 2010

http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/2010_mest_eliana_rolim.pdf

http://www.ndihr.ufpb.br/revista/atrajetoria.html

http://cajazeirasdeamor.blogspot.com.br/2015/01/sede-do-gremio-artistico-cajazeirense.html

http://cajazeirasdeamor.blogspot.com.br/2015/06/acontece-um-dos-exemplares-da-chamada.html

http://coisasdecajazeiras.com.br/?cat=31&paged=4

http://coisasdecajazeiras.com.br/?p=17763

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *