O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 23/08/2017

Gabriel Caminha

Cantor, músico e compositor. Já gravou várias músicas e integrou diversos projetos musicais, sendo o mais conhecido deles a banda Candeeiro Natural, onde atua como vocalista e sanfoneiro.
Data de publicação: agosto 23, 2017

Naturalidade: Campina Grande – PB, radicado em João Pessoa

Nascimento: 18 de maio de 1981

Atividades artístico-culturais: cantor e compositor

Facebook: https://www.facebook.com/gabrielcaminhamusico/

 

Cantor, compositor multi-instrumentista, Gabriel Venâncio, mais conhecido como Gabriel Caminha, se consolida musicalmente com seu trabalho solo e seu trabalho com a banda Candeeiro Natural, por toda a Paraíba. Acabou se tornando uma referência no gênero, que mistura o pop com a MPB.

Ele iniciou sua relação com a música bem cedo, quando aos 12 anos de idade pegou pela primeira vez no violão e não o deixou mais. Logo no início, muitos não achavam que ele teria fôlego para apresentações musicais e que a ideia de tocar violão não passava apenas de curiosidade de adolescente, no entanto seu interesse musical aumentou quando se apaixonou de vez pelo mesmo dedicando-se totalmente a este instrumento.

Foi aí que todos foram pegos de surpresa, pois aos 15 anos Gabriel já tinha feito sua primeira música, “Bela”, e também fazia sua primeira apresentação em barzinho, na cidade de Cuité, município do Curimataú paraibano. O que, aparentemente, parecia brincadeira tornou-se, de fato, o seu ofício,quando tomou, aos 20 anos, a decisão de abandonar o curso de Administração, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para se dedicar inteiramente a música.

Daí para frente ele se dedicou de corpo e alma na sua carreira. Em 2002, teve sua primeira experiência em Estúdio, gravando no “Laboratório e Estúdio de Áudio” (LEA), do Departamento de Artes da UFCG, suas primeiras composições. A partir daí, com o CD “DEMO”, as oportunidades começaram a surgir e Gabriel Caminha já tinha ao seu lado músicos conceituados para lhe acompanhar em seus shows.

Em 2005, seu trabalho já era bastante respeitado em Campina Grande e em boa parte da Paraíba, surgindo assim, uma cobrança de seu público por um trabalho que correspondesse toda maturidade musical adquirida no decorrer dos anos. Diante disto, Gabriel Caminha gravou seu 1º Álbum, intitulado de “RASTRO”, com 11 faixas, uma delas foi “Proposta séria”, em parceria o poeta Alfredo Pinto Jr. e o jornalista Armando Lira. Dois anos depois viria a gravar um DVD “ao vivo”, onde além de suas composições, o cantor interpreta músicas de compositores já consagrados pela mídia, como Chico Cesar, Chico Buarque, Cazuza, Zeca Baleiro e Rita Lee, além de gravar dois outros compositores paraibanos: Raoni Lima e Cassandra Veraz.

Depois disso, em 2008, Gabriel resolveu viajar para Minas Gerais, mais precisamente para Belo Horizonte, a fim de ampliar seus conhecimentos musicais e analisar o mercado da música e seus direcionamentos. Voltando à Paraíba, em maio de 2009, com uma bagagem cheia de experiência e novas músicas, volta a atuar e desenvolver seu trabalho na capital paraibana.

Buscando ainda mais embasamento, aprimorou sua técnica e amplificou seus conhecimentos musicais durante o curso sequencial de Música Popular Brasileira na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde formou-se no final de 2011.

Gabriel Caminha participou de algumas bandas lideradas por ele com o intuito de evoluir musicalmente, adquirindo experiência de palco e tocando outros estilos musicais. Um exemplo delas é a Candeeiro Natural, que mistura reggae com elementos da música nordestina e que atua até os dias atuais pelo Paraíba com Gabriel integrando o posto de vocalista e sanfoneiro.

 

Fontes:

https://www.palcomp3.com/gabrielcaminha/info.htm

http://tnb.art.br/rede/gabrielcaminha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *