O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/11/2017

Cristhiano Aguiar

Escritor. Em 2006, lançou “Ao lado do muro”, seu primeiro livro, pelo qual venceu o prêmio Osman Lins de contos. Em 2012, foi eleito pela revista de literatura “Granta” um dos 20 melhores jovens autores brasileiros
Data de publicação: novembro 14, 2017

Naturalidade: Campina Grande – PB.

Nascimento: 18/05/1981

Atividades artístico-culturais: Escritor, crítico literário e professor.

E-mail: cristhianoaguiar@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/cristhiano.aguiar

Tipo de produção cultural ou trabalho manual: Literatura.

 

Formação artístico-educacional: Graduação em Letras (UFPE), Mestre em Teoria da Literatura (UFPE), Doutor em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Cristhiano Motta Aguiar nasceu na mesorregião do Agreste Paraibano e é considerado um dos melhores escritores mais jovens do país. Aos 10 anos escreveu um pequeno conto que foi publicado no Jornal da Paraíba, já morou em cidades do Brasil e do exterior como Recife, Olinda e São Paulo e Berlim, na Alemanha.

Sua habilidade intelectual e literário o levou a grandes conquistas e a desenvolver obras incríveis consideradas de expressão para a literatura nacional, obtendo destque. O jovem escritor já teve textos publicados diversos países, sendo referência no ramo, com seu trabalho divulgado em países como Inglaterra, Estados Unidos e Argentina.

Nos Estados Unidos atuou como professor pesquisador na Universidade de Berkeley, no estado da Califórnia, um dos prestigiados centros de pesquisa do país.  Em 2006, lançou “Ao lado do muro”, seu primeiro livro. A obra reúne 10 contos que retratam assuntos do cotidiano e temas da literatura fantástica, com influência do estilo literário de escritores como Jorge Luís Borges, da Argentina, Gabriel García Márquez, da Colômbia, e o norte-americano Edgard Alan Poe. Na época do lançamento do livro, Cristhiano destacou que se tratava de “mais uma etapa vencida, que me leva ao início de uma carreira de escritor”.

No ano seguinte, venceu o prêmio Osman Lins de contos, um dos mais renomados do país. Foi editor na revista de arte e cultura pop “Eita”, desenvolveu trabalhos e publicou contos, ensaios e suplementos para algumas revistas literárias e coletâneas como “Crispim”, “Tatuí”, “Pernambuco” e “Continente”.

Em 2010, durante uma edição da FreePorto – PE, lançou o folheto de narrativas “Os justos”, em edição artesanal pela Moinho dos Ventos. Atuou como curador e coordenador do Festival Recifense de Literatura e co-organizou a antologia de contos Tempo Bom (Ed. Iluminuras).

Em 2012, foi eleito pela revista de literatura “Granta” um dos 20 melhores jovens autores brasileiros durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Cristhiano atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Stricto Sensu), na Mackenzie – SP, como professor na Mackenzie University, São Paulo – SP, além de trabalhar como editor nas revistas literárias “Mariposa Cartonera” e “Vacatussa”.

Em 2018,  Cristhiano lança o livro de contos ” Na outra margem, o Leviatã”, pela editora Lote 42.  Mesclando crônica, romance e novela, a obra possui contos que se cruzam por diversas razões,  centrados em situações em que o estranho e o absurdo podem irromper, gerando uma estranha epifania.

” Meus contos têm um tom de crônica, mas tento injetar um pouco da literatura fantástica e da novela na hora de criar uma história.” disse o escritor em entrevista ao  Jornal Correio da Paraíba.

 

Fontes:

https://www.skoob.com.br/autor/8994-cristhiano-aguiar

http://www.grandecampina.com.br/2012/07/de-campina-cristhiano-aguiar-e-apontado.html

http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=2300

Jornal Correio da Paraíba- 17 de Julho de 2018

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *