O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/08/2021

Cirandeiros do Vale do Gramame

O grupo Cirandeiros do Vale do Gramame se formou enquanto grupo no ano de 2005, pelo mestre João da Penha e as mestras Ciça e Geralda, que brincam ciranda desde a infância.
Data de publicação: agosto 16, 2021

Criação: 2005

Área artística ou de atuação cultural: Música

Instagram: @cirandeirosdovaledogramame

O grupo Cirandeiros do Vale do Gramame se formou enquanto grupo no ano de 2005, pelo mestre João da Penha e as mestras Ciça e Geralda, que brincam ciranda desde a infância. Hoje composto por 10 integrantes, o grupo envolve jovens e crianças aprendizes, que se encontram quinzenalmente no no Quintal da Ciranda, na comunidade Engenho Velho (área rural de João Pessoa), onde moram mestre João, mestra Ciça e sua família.

Reconhecidos como Griôs de tradição oral, também desenvolvem a Ciranda e o Coco de Roda por meio de oficinas, vivências e apresentações junto ao Ponto de Cultura Olho do Tempo, através das rodas dos saberes e fazeres nas escolas das comunidades do Vale do Gramame, participando do Museu Vivo comunitário, do São João Rural e Encontro Cultural do Vale do Gramame, tendo também um cd gravado.

As atividades desenvolvidas são permanentes e acontecem durante todo o ano, com rodas de ensaios e vivências para a comunidade. A ciranda também acontece em outras comunidades do Vale do Gramame e em espaços como escolas públicas e eventos da cidade.

Mestre João da Penha é um Mestre Cirandeiro, reconhecido em sua comunidade como Mestre Griô, canta e toca ciranda desde os seus 7 anos de idade. Se casou com Mestra Ciça no meio da ciranda.

Beatriz Barros

Fontes:

https://www.instagram.com/cirandeirosdovaledogramame/

https://www.facebook.com/FolguedosParaibanos/posts/2174328059366453/

https://www.instagram.com/p/CQPm0mJNNk4/

http://brincantesnaparaiba.blogspot.com/2011/07/cirandeiros-do-vale-do-gramame.html

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *