O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/06/2019

Carlos Silveira

Carlos Silveira é artista plástico com atuação desde 1997 e obras que destacam aspectos como a paisagem e temáticas urbanas.
Data de publicação: junho 10, 2019

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 22 de agosto de 1982

Contato: (83) 9 8627-2047

E-mail: carlossilveira_arte@hotmail.com

Portfólio/Instagram: @atelie_carlos.silveira

Atividades artístico-culturais: artista plástico, pintor, professor e arquiteto

 

Carlos Silveira é artista plástico por vocação, arquiteto por formação, pintor, desenhista, aquarelista e professor. Trabalha e vive em João Pessoa, capital da Paraíba e, desde criança, sempre gostou de desenhar. Seu primeiro contato com a arte foi através de sua avó materna, Maria de Lourdes, que trazia consigo a antiga tradição de pintura em óleo sobre tela que havia aprendido no Colégio das Neves.

O artista, que também tem formação acadêmica em arquitetura e urbanismo, com graduação (2008) e mestrado (2012), ambos pela UFPB,  atuou por muitos anos na área, tendo lecionado, recentemente (2016-2018), diversas disciplinas no Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos.

No campo das artes plásticas, iniciou sua produção em 1997, experimentando a pintura em óleo sobre tela, o desenho a grafite e a nanquim, bem como o pastel seco e a óleo. Entre 1998 e 2000 participa com charges dos Salões de Humor promovidos pela Coordenação de Extensão Cultural da UFPB. Em 2000, exibe suas primeiras pinturas em óleo sobre tela na Exposição Coletiva Sexta Cultural, realizada pela Codisma na UFPB. Tornando a expor no ano seguinte no Hall da Reitoria da UFPB, momento em que realiza sua primeira exposição individual.

Neste mesmo período (2000) frequenta o curso de desenho artístico do professor João Abelardo Lins Barreto, na Funjope, que neste período, situava-se na Praça Antenor Navarro. É o tempo em que toma conhecimento da riqueza do patrimônio arquitetônico histórico do centro de João Pessoa e passa a incorporá-lo em sua pintura. A partir daí, passa a frequentar, por dois anos, o ateliê do Professor Barreto no Espaço Cultural, aproveitando o contato e a troca de conhecimento com outros artistas que frequentavam o local. O Espaço Cultural, nesse período, era um local muito prolífico para as artes visuais, contando com diversos ateliês de pintura e desenho.

Em 2006 participa do VIII SNAP, exposição coletiva organizada pelo SESC PB, em que apresenta, no Sesc Centro, alguns trabalhos na categoria desenho. Tornando a expor somente em 2013, em exposição coletiva Vice-Versa, no Stand de Eventos da TWS – João Pessoa/PB. Momento em que expõe novas pinturas em tinta acrílica sobre tela. Em 2014 é selecionado pelo Projeto ExpoSESC com a exposição Paralaxe Paraíba. Nesta exposição, que também ocorreu no Sesc Centro de João Pessoa, apresenta 10 pinturas, em tinta acrílica sobre tela, retratando paisagens do interior paraibano.

A partir de 2018 começou a se interessar em aperfeiçoar sua técnica de pintura em aquarela, tendo frequentado, por um ano, o ateliê do artista plástico Hector Molina, local em que também pode trocar experiências com outros artistas. Expôs em outubro de 2018 no Centro Cultural São Francisco, em exposição coletiva com os demais alunos desse ateliê, duas aquarelas sobre o Lajedo do Pai Mateus.

Carlos Silveira, é um pintor e aquarelista de gosto eclético, com profunda admiração pela paisagem e pela natureza. Tendo transitado entre pintura, desenho e arquitetura, por muitos anos, acabou incorporando a figuração como base de seu trabalho. Admira o trabalho de grandes pintores como Camille Pissaro, Cézanne e Van Gogh, além dos pintores hiper realistas. Como aquarelista busca se inspirar no trabalho de Joseph Zbukvic, Tierry Duval e Alvaro Castagnet. Em sua pintura, destacam-se: a paisagem, os temas urbanos e os detalhes figurativos. O artista atualmente dedica-se a explorar a técnica da pintura em aquarela. Tendo realizado, em janeiro de 2019, a exposição individual Paraíbe-se: percepções em aquarela, no Centro Cultural São Francisco, que tornou a ser exposta, em menor formato, em março de 2019, na Livraria do Luiz, no Centro de João Pessoa. E, em maio deste mesmo ano, expõe a convite da Confraria Sol das Letras, algumas destas aquarelas no evento Pôr do Sol Literário da Academia Paraibana de Letras.

Atualmente, tenta manter uma produção pictórica semanal e pretende realizar outra exposição com novos trabalhos em aquarela ainda em 2019.

EXPOSIÇÕES

2019 – Mostra de pinturas – Pôr do Sol Literário – Academia Paraibana de Letras – João Pessoa/PB

2019 – Paraíbe-se: percepções em aquarela – Livraria do Luiz – João Pessoa/PB

2019 – Paraíbe-se: percepções em aquarela – Centro Cultural São Francisco – João Pessoa/PB

2014 – Exposição Paralaxe Paraíba – Projeto ExpoSESC – SESC Centro – João Pessoa/PB

2013 – Exposição Vice-Versa – Stand de Eventos da TWS – João Pessoa/PB

2006 – VIII SNAP (Salão dos Novos Artistas Paraibanos) – SESC Centro – João Pessoa/PB

2001 – Exposição Individual – Hall da Reitoria – UFPB – João Pessoa/PB

2000 – Exposição Coletiva – Sexta Cultural (Mostra de música, poesia, fotografia e artes plásticas) – Codisma – UFPB – João Pessoa/PB

2000 – VI Salão de Humor da UFPB – João Pessoa/PB

1999 – V Salão de Humor da UFPB – João Pessoa/PB

1998 – IV Salão de Humor da UFPB – João Pessoa/PB

CATÁLOGOS

2014 – Catálogo da Exposição Paralaxe Paraíba – Projeto ExpoSESC – João Pessoa/PB

2013 – Catálogo de Dupla de Artistas – Projeto Vice-Versa – Brazilianarte.com.br

1999 – Catálogo coletivo – V Salão de Humor da UFPB – João Pessoa/PB

1998 – Catálogo coletivo – IV Salão de Humor da UFPB – João Pessoa/PB

ACERVOS

SESC Centro – João Pessoa/PB

DOAÇÕES

2013 – Para a 1ª Exposição Coletiva de Artes Visuais do Centro Cultural Piollin – Torre da Estação Cabo Branco: Ciência, Cultura e Artes – João Pessoa/PB

 

Fontes: Carlos Silveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *