O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/09/2017

Burgo!

Grupo musical. Fundindo o tradicional e o contemporâneo, o grupo se influencia pelo jazz, pela música regional e a música de livre improvisação, bebendo na fonte de diversas expressões populares
Data de publicação: setembro 20, 2017

Naturalidade: João Pessoa- PB

Surgimento: 2012

Gênero Musical: música instrumental

Facebook: https://www.facebook.com/Burgoband/

E-mail: burgoproducao@gmail.com

 

A banda Burgo! é liderada pelo trompetista Hidemburgo Hipólito de Oliveira. Burgo (como o músico é chamado) é pernambucano radicado na Paraíba desde 2010, após uma jornada de 17 anos na Alemanha. Exímio trompetista, Burgo oscila entre os frevos, maracatus e demais manifestações populares à experimentação e improviso do jazz, transmitindo um som único e agradável aos ouvidos do público.

No período em que ficou na Alemanha, Burgo atuou fortemente como agente divulgador da cultura nordestina, sendo fundador e um dos precursores do famoso Karneval de Kulturen (Carnaval das culturas), idealizado na capital alemã.

Sua larga experiência nos palcos e festivais da Alemanha, somada às vivências junto aos brincantes e mestres da cultura popular, aliados à sua sólida formação musical, tendo estudado no Conservatório Pernambucano de Música, constroem a musicalidade do trompetista. Na Paraíba, integrou o grupo Parahyba Art ensemble, liderado por Esmeraldo Marques, o Chico Correa e também o Jaguaribe Carne, ao lado dos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, sempre com ênfase na música experimental e de livre improviso.

Em 2012 formou a banda Burgo! (acrescentando um sinal de exclamação, como se nos desse um aviso), contando com o guitarrista Caio Gomez, o baterista Pablo Ramires, o baixista Edy Gonzaga, o pianista Marcos Deparis e o percussionista João Cassiano. Fundindo o tradicional e o contemporâneo, o grupo se influencia pelo jazz, pela música regional e a música de livre improvisação, bebendo na fonte de diversas expressões populares e criando um universo musical com constantes referências ao maracatu rural, ao baião, coco de roda, caboclinho, entre outros.

Em 2015, o grupo lançou seu primeiro CD, “Na hora da macumba”, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), do Governo da Paraíba. Em suas oito faixas, a obra lança um olhar multicultural sobre a música fusion, fundindo o tradicional e o contemporâneo, influenciando-se pelo jazz, pela música regional e pela música livre improvisação. Um verdadeiro passeio por uma sonoridade moderna, viva, inquieta e inquietante.

O grupo está na produção do seu novo álbum, o CD “Burgo!”, que contém 14 músicas, entre autorais e de domínio popular, e reunindo importantes músicos do cenário paraibano.  Enquanto isso, os shows da Burgo! têm um repertório composto por “Tanauê”, “Xamã”, “Cangonha na Cocada”, “Bom de Improvisar”, “De Recife a Berlim”, “Free” (música de livre improviso), “Gráfico” e “Na Hora da Macumba”, música que dá nome ao primeiro CD.

Os shows são compostos por músicas autorais, influenciadas por diversas experiências estéticas e de vida. Músicas cujas execuções levam o público a um verdadeiro estado de catarse, com solos prolongados e improvisações. Esse rico universo criativo é a marca forte do show, imprimindo estilo próprio ao grupo, criando sintonia pulsante entre seus integrantes.

Para escutar o repertório da Burgo! é só acessar a página deles no Soundcloud.

 

Fontes:

https://www.facebook.com/pg/Burgoband/about/?ref=page_internal

http://paraiba.pb.gov.br/music-from-paraiba-apresenta-shows-das-bandas-burgo-ubella-preta-e-feiticeiro-juliao/

https://soundcloud.com/burgoband

https://www.facebook.com/events/1569225736683413/

http://paraiba.pb.gov.br/banda-burgo-e-atracao-de-outubro-do-projeto-cambada/

http://parahybolica.art.br/artistas/burgo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *