O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 02/01/2017

Barra de Mamanguape

A região é uma das mais importantes áreas naturais do Nordeste. É também um dos mais protegidos locais de preservação do peixe boi marinho. Abriga comunidades e aldeias indígenas.
Data de publicação: janeiro 2, 2017

Município: Rio Tinto – PB

Distância de João Pessoa: 70 km

Vias de acesso: BR-101 / PB-041

A Barra de Mamanguape é uma das mais importantes áreas naturais do Nordeste brasileiro. No local se encontram extensos manguezais, remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas, dunas, falésias e arrecifes, que compõem um rico mosaico de ecossistemas e abrigam uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.

Distrito da cidade de Rio Tinto, a área é envolvida por uma região intensamente ocupada pelo cultivo de cana de açúcar. A região protege também um significativo número de comunidades tradicionais de pescadores e aldeias indígenas, para quem o adequado uso dos recursos naturais é básico para sua sobrevivência física e cultural.

A população é fruto da miscigenação dos índios Potiguar, negros e brancos, e tem estreita relação de dependência da mata e do manguezal para garantir sua sobrevivência, sustento e manutenção de padrões culturais. Possui grande conhecimento empírico dos fenômenos naturais, de potenciais e produtos disponíveis na natureza, especialmente com relação ao meio aquático. Na área existem 36 comunidades, além da sede dos municípios de Rio Tinto e de Marcação. Parte das vilas são aldeias indígenas da Área Indígena Potiguar, à margem norte do rio Mamanguape.

Em 1993 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, com o intuito de proteger o peixe-boi-marinho Trichechus Manatus Manatus e o ecossistema de manguezal. Essa espécie é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, sobretudo por causa da caça indiscriminada. O local tem uma das mais protegidas áreas de refúgio e alimentação do animal.

Além de uma APA, a região também foi declarada como uma Área Piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ou seja, prioritária para projetos experimentais e demonstrativos de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Desde os anos de 1980, o IBAMA, através do Centro Peixe-Boi e da Fundação Mamíferos Marinhos, vem desenvolvendo estudos e trabalhos de conservação na região. A partir de 1998, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica vem apoiando projetos em Mamanguape. No lugar foi implantado um viveiro florestal e estimulado o envolvimento da comunidade local através de palestras e exposições sobre o ecossistema.

A Barra do Rio Mamanguape é uma área relativamente isolada no litoral norte do Estado da Paraíba. Os turistas que visitam o local podem fazer um passeio de barco, conhecer os arrecifes e o lugar onde os peixes-boi e outros animais marinhos vivem. É possível explorar a flora da região através de trilhas, além de conhecer as comunidades indígenas.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_do_Mamanguape

http://www.rbma.org.br/rbma/pdf/Caderno_16.pdf

http://ecodestinos.org/pb/rio-tinto-barra-de-mamanguape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *