O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/03/2016

Balé Popular da UFPB

O grupo apresenta em seus espetáculos, o realismo e a autenticidade do cotidiano do povo nordestino, nas cores, ritmos, costumes, posturas, folclore, entre outros.
Data de publicação: março 29, 2016

Município: João Pessoa – PB

Fundação: 1º de janeiro de 1995

Direção Geral / Coreógrafo: Maurício Germano

E-mail: balepopularufpb@gmail.com

Produções: O Auto de Nossa Senhora da Luz (1995); Varal (1997); A Cura (1999); Pau-de-Arara (2001); Jatobá (2003); Festejos (2004); Caiçara (2008); Papangu (2009); Encantados (2011), entre outros.

O Balé Popular da UFPB surgiu a partir de um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, atuando de forma integrada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), e também vinculada à Coordenação de Extensão Cultural (COEX), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e ao Núcleo de Teatro Universitário (NTU).

A proposta do Balé Popular está baseada nas raízes, na alma do cotidiano do povo nordestino, nas cores, ritmos, costumes e posturas; sua mensagem é transmitida através da imagem, do gestual, das expressões reproduzidas pelos bailarinos que o compõe, recriando gestos abarrotados de realismo e autenticidade.

O grupo tem como objetivo pesquisar e desenvolver a dança popular como forma de divulgar a cultura nordestina, através de espetáculos, sempre buscando uma forma original de manter vivas as tradições populares dentro e fora dos palcos.

Os autos populares, as danças e manifestações folclóricas, bem como as manifestações religiosas e profanas do povo nordestino servem de base para a construção da essência do grupo, que toma estas tradições como fonte de inspiração para a construção de seus trabalhos e de suas criações. Aspectos do cotidiano deste povo, como sua religiosidade, gestos, vestimentas, estórias, afazeres diários, folclore e muito mais são retratados, reinterpretados e representados na construção dos espetáculos.

Também caracteriza os trabalhos do Balé Popular, a utilização de personagens típicos do universo popular regional, como retirantes, sem-teto, lavadeiras, rezadeiras, artistas mambembes, feirantes, contadores de histórias, dentre tantos outros personagens característicos do Nordeste.

Fontes:

https://www.facebook.com/Bal%C3%A9-Popular-da-UFPB-239383586102695/info?tab=page_info

http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3813%3Abalopular-da-ufpb-oferece-oficina-de-dan&Itemid=72

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *