O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/09/2016

Baixinho do pandeiro

O músico é reconhecido em toda Paraíba. Há 18 anos ele acompanha o cantor campinense Biliu de Campina (de quem recebeu o seu apelido).
Data de publicação: setembro 1, 2016

Naturalidade: Remígio-PB

Nascimento: 19 de março de 1945

Atividade artístico-cultural: Músico-Instrumentista (pandeiro).

Contato: (83) 99137-4804

José Pedro Fernandes, mais conhecido como “Baixinho do Pandeiro” é ex-pipoqueiro e um tocador de pandeiro autodidata, tendo aprendido a tocar sozinho o instrumento de percussão.

No ano de 1952, em um ambiente rural do município de Remígio, “Baixinho”, na época, pré-adolescente, pegou uma lata de doce e confeccionou seu próprio instrumento. A brincadeira despertou o talento do artista, que vive em Campina Grande desde 1969, onde por muitos anos conciliou o pandeiro com sua famosa pipoqueira. Por exigência dos clientes, “Baixinho” tocava o pandeiro esquecendo muitas vezes a pipoca no fogo. O talento do artista logo foi reconhecido nas ruas e ele passou a receber convites para tocar em barracas e bares.

Em sua trajetória artística, Baixinho do Pandeiro teve a oportunidade de tocar ao lado de nomes consagrados da música nordestina, a exemplo de Flávio José, Elba Ramalho, Waldonys, Pinto do Acordeon, Amazan, Dominguinhos e Marines. Há 18 anos ele acompanha o cantor campinense Biliu de Campina (de quem recebeu o seu apelido) em seus shows e desde 2011, o músico também é integrante da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.

Apesar de muitos pensarem que o forró seja o seu ritmo preferido, Baixinho do Pandeiro comprova que também sabe dominar outros estilos, como o autêntico samba de roda. Hoje o músico é reconhecido como uma figura popular em toda Paraíba, pela sua habilidade com o pandeiro.

 

Fontes:

https://coletivoestacao.wordpress.com/2012/06/29/o-mestre-dos-mestres-baixinho-do-pandeiro/

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/ritmo-cadenciado-de-baixinho-do-pandeiro-anima-ponto-de-cem-reis-nesta-sexta/

http://cucacampina.blogspot.com.br/2012/06/arte-local-baixinho-do-pandeiro-feira.html

https://melnotacho.wordpress.com/tag/baixinho-do-pandeiro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *