O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/12/2023

Aurílio Santos

Aurílio Santos é um premiado fotógrafo, jornalista e documentarista paraibano.
Data de publicação: dezembro 12, 2023

Naturalidade: Pombal-PB                                                 

Nascimento: 1968                                                 

Atividade Profissional: fotógrafo, jornalista e documentarista                                                  

Premiações: Projeto Lambe-lambe apresentado na Aliança Francesa em João Pessoa (1995); 2º lugar no 5º Concurso Internacional de Fotografia para Jovens Autores da Universidade del Pacifico em Santiago no Chile (2001)

Projetos: Idealizador do Acervo Cultural Zé Ramalho em Brejo do Cruz-PB                          

Títulos e Homenagens: Fotógrafo homenageado pela Bienal da Fotografia do Sertão em Caicó-RN (2021)

Facebook: https://www.facebook.com/auriliosantoss?locale=pt_BR                         

Instagram: https://www.instagram.com/auriliosantoz/

Aurílio Santos é um premiado fotógrafo, jornalista e documentarista paraibano. É natural de Pombal, nasceu em 1968, veio ainda criança morar em Brejo do Cruz, sua história é marcada por inúmeras premiações na fotografia e muita dedicação às artes visuais e ao audiovisual. Ainda em 1995 foi premiado por seu Projeto Lambe-lambe, apresentado na Aliança Francesa, em João Pessoa. Em 1998 teve suas fotografias ilustrando um livro de poemas “I Digli Della Strada”, de um artista maranhense na Itália, pela Associazione Senza Frontiere, de Lentate Sul-Seveso – Milão. Em 2001 participou do 5º Concurso Internacional de Fotografia para Jovens Autores da Universidade del Pacifico, ocorrido em Santiago do Chile, ocasião em que foi premiado como 2º colocado.

Sua sensibilidade de olhar as brincadeiras e os sonhos dos meninos que nascem e crescem em Brejo do Cruz. A construção de suas imagens com coisas simples, elementos da terra acompanhando gente humilde e valente como todo bom sertanejo que antes de tudo “é um forte”. As cenas congeladas pela lente mágica do seu olhar, revela não apenas o que se mostra desnudo, a olho nu, explícito, mas trazem aos olhos do mundo o movimento da vida correndo por uma terra rachada pelo sol. Aurílio Santos recria o mundo, a vida, num cenário austero, simples, onde os autores modelos, podem representar o seu papel, brilhando de dignidade, com uma expressão forte. Aurílio é um grande admirador do cantor Zé Ramalho, ele criou um acervo cultural dedicado ao artista paraibano em Brejo do Cruz, cidade natal do cantor. Possuidor de uma enorme coleção fotográfica, discográfica, bibliográfica e documental, também contendo publicações de revistas e jornais desde as primeiras citações sobre Zé Ramalho na mídia musical. São mais de  500 peças que contam toda a trajetória do artista, desde sua infância em Brejo do Cruz até a sua grande consagração no Rio de Janeiro. Aurílio necessita de apoio de outros admiradores para manter o acervo aberto, também por meio de visitas e compra de produtos à venda no local. Em 2021, Aurílio foi homenageado durante a realização da Bienal da Fotografia do Sertão, idealizada pelo realizador do Salão de Artes Visuais de Caicó-RN. Aladim Monteiro, produtor da Bienal, conhece o trabalho de Aurílio desde 1995, e se sentiu fascinado pelo universo criado pelo fotógrafo mesmo sem recursos e comunicação. Para ele, Aurílio cria uma narrativa político-social através de suas imagens. Aladim ressalta que a homenagem ao trabalho de Aurílio  é um ato de suma importância para a valorização de uma história que não pode ser esquecida.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://prixphotoaf.com.br/participante/aurilio-santos/

https://acervoculturalzeramalho.blogspot.com/2012/05/aurilio-santos-cria-o-acervo-cultural.html

https://wscom.com.br/bienal-da-fotografia-do-sertao-ira-homenagear-fotografo-paraibano-aurilio-santos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *