O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/07/2015

Algodão Colorido – Entre Fios

É uma empresa de tecelagem artesanal que surgiu a partir da iniciativa de Nora Cristina Almeida de Oliveira.
Data de publicação: julho 3, 2015

Município: Campina Grande-PB

Fundação: 1995

Anfitriã: Nora Cristina de Almeida Oliveira

Técnica artesanal: Tecelagem

Endereço: Rua Almeida Barreto, 773/A. São José – Campina Grande. CEP: 58.107-630

E-mail: mluciamfarias@hotmail.com

Contato: (83) 3321.0931

 

A Entre Fios é uma empresa de tecelagem artesanal que surgiu a partir da iniciativa de Nora Cristina Almeida de Oliveira. A tecelagem é uma arte que acompanha o desenvolvimento do ser humano desde os seus primórdios. Diferentemente do tricô, que trabalha com um fio contínuo, necessita de dois conjuntos de fios – denominados urdidura e trama – que se entrelaçam dando origem ao que denominamos tecido.

Nora abriu uma associação para produção de redes na cidade de Piancó, por volta do ano de 1962, essa experiência possibilitou a empresária sentir o quão gratificante é o envolvimento proporcionado pelo trabalho manual, bem como, a fez perceber que existia uma diversidade de peças que poderiam ser produzidas através do uso do tear, do macramê, do crochê e de tantos outros trabalhos artesanais que serviriam como fonte de renda, tanto para si mesma, quanto para outras pessoas.

No período em que iniciava a Entre Fios, Nora deparou-se com o surgimento do algodão colorido na Paraíba e vislumbrou nele um mercado promissor. A arte de transformar o algodão e as fibras em tecidos e tramas é milenar e carregada de simbolismo. O algodão colorido provém de um melhoramento genético obtido a partir do cruzamento do algodão primitivo, conhecido como macaco, com o algodão seridó que tem a fibra mais longa e mais resistente do mundo, a partir do cruzamento envolvendo materiais advindos de plantas de fibra colorida com cultivares de fibra branca de boa qualidade, foram obtidas pela Embrapa, novas cultivares nas cores verde, rubi e safira.

A principal vantagem do uso de algodão colorido é a eliminação do uso de corantes na fase de acabamento do tecido, o que reduz o impacto ambiental do processo de tingimento, sendo apropriado para produção de tecidos ecológicos e orgânicos.

Dentre os utensílios produzidos pela tecelagem estão mantas, tapetes e jogos americanos. Uma das técnicas utilizadas na produção, é o macramê, que consiste em tecer fios sem ajuda de maquinário. Além do macramê são utilizados o crochê e muitas outras técnicas artesanais que favorecem a produção de utensílios variados.

A empresa tem como meta, além da sustentabilidade, o design, a qualidade e a satisfação do cliente acima de tudo, procurando inovar, sempre trabalhando com novos produtos, novos projetos e novas ideias.

Fontes:

http://www.clicpersonal.com.br/entrefios/conteudo.php?pagina=010000/

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/09/algodao-colorido-em-trajes-e-acessorios/

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/agrisustenta/2014/11/07/algodao-com-historia/

http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=bloguinho_default&codigo=146/

https://www.google.com.br/search?q=tecelagem+manual+algodão+colorido+entre+fios-Campina+Grande-Pb/

http://www.tecelagemanual.com.br/manuais/manual.pdf/

http://www.cnpa.embrapa.br/produtos/algodao/publicacoes/trabalhos_cba4/334.pdf/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *