O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/07/2017

Alexandre Filho

Artista plástico. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, sobretudo pela incursão na art nai, modalidade artística de vanguarda.
Data de publicação: julho 18, 2017

Naturalidade: Bananeiras – PB

Nascimento: 11 de julho de 1932

Atividades artístico-culturais: pintor

Site: http://alexandrefilhoartenaif.blogspot.com.br/

 

Manoel Alexandre Filho cresceu na cidade de Bananeiras, onde trabalhou na lavoura junto a seu pai até os 17 anos. Não chegou a completar o ensino primário, mas desenha desde criança. A cidade interiorana é um elemento que se transcende em suas obras, marcadas por elementos característicos do campo de onde veio, com muitos animais, plantas e os famosos cajus, típicos da região.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1964, quando começou a pintar autodidaticamente. Em 1966 participou do XV Salão Nacional de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, e a partir daí seus quadros passaram a ser difundidos e colecionados em todo o mundo. Alcançando sucesso internacional, expos em grandes cidades como Madri, Paris e Lisboa.

Sua obra foi inovadora para seu tempo. Alexandre filho foi um dos percursores do estilo naif no Brasil, o primeiro a pintar dessa maneira e em pouco tempo foram surgindo outros artistas com o trabalho parecido com o seu. A arte naif, também conhecida como arte primitiva contemporânea, é uma vertente livre de convenções, o artista não tem a obrigação de seguir regras ou técnicas estabelecidas para a pintura.

O nome e a biografia de Alexandre Filho são citados em 21 livros que versam sobre as artes plásticas no Brasil e no mundo, a exemplo do Dicionário de Artes Plástica do Brasil– Roberto Pontual (Ed. Civilização Brasileira), Aspectos da Pintura Primitiva Brasileira, de Flávio de Aquino e Geraldo de Andrade (Ed. Spalla – RJ), Dicionário de Pintura Naifs do Mundo (Anatole Jakvsk – Suíça), Mito e Magia das Cores – Pintura Neo Primitiva (Napoli/Itália), Dicionário de Artes Plásticas do Brasil (José Roberto Teixeira Leite) e Superstock Fine Art Catalog– da Flórida, Estados Unidos – catálogo com grandes artistas mundiais, como Leonardo da Vinci e Boticelli. Alexandre Filho é o único representante brasileiro citado no livro com sua obra intitulada “Lucifer”.

 

Fontes: http://artenaifrio.blogspot.com.br/2012/05/alexandre-filho.html

https://www.escritoriodearte.com/artista/manuel-alexandre-filho/

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22253/alexandre-filho

http://artesvisuaisparaiba.com.br/artistas/alexandre-filho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *