O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/07/2015

Adriana dos Santos Nascimento

Faz parte do grupo das “Mulheres Artesãs do Gurugi”. Ela produz artesanato com barro, nos moldes tradicionais, tanto peças únicas como conjunto de peças.
Data de publicação: julho 17, 2015

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 08 de março de 1984

Técnica artesanal: Manual

Matéria-prima: Barro

Peças produzidas: Panelas de barro, potes, tranas com pinturas e suvenir

 

Adriana dos Santos é conhecida em sua comunidade, e faz parte do grupo das  “Mulheres Artesãs do Gurugi”. Ela produz artesanato com barro, nos moldes tradicionais, tanto peças únicas como conjunto de peças. Ela comercializa os seus produtos na sua comunidade, em eventos turísticos culturais, e em feiras do artesão.

Em Fevereiro de 2010 Adriana, foi beneficiada pelo projeto de capacitaçao em Artesanato para mulheres  da Zona da Mata Sul em Parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizado no Município do Conde-PB.  A artesã concluiu os cursos de Tecnologia Apropriada – Combate a Microorganismos e Oficina de Repasse do saber em Cerâmica.

Adriana comenta  “Fiz o curso de Oficina de Repasse do saber em Cerâmica e foi uma experiência muito boa. Acredito que isso é um ótimo começo de carreira e que foi essencial para mim”. E acrescenta com ousadia “Já sou teoricamente capaz de abrir minha própria empresa!”

Segundo a artesã, para realizar o trabalho manual com as panelas de barro é preciso ter criatividade e muita habilidade, não só as peças de barro, mas qualquer outro artesanato. Ela também acrescenta “quando eu estou modelando uma panela, eu não só estou fazendo a arte que gosto de fazer e que tem a ver com as minhas origens, mas eu estou contribuindo para que a cultura dos índios que é muito antiga, nunca morra”.

A arte de fazer panela de Barro é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  Segundo Adriana dos Santos, as artesãs estão a cada dia conscientes que são valorizadas profissionalmente, por isto nunca é demais se capacitar e melhorar a cada dia as técnicas do trabalho com o barro.

 

Fontes:

 

https://www.google.com.br/search?q=Adriana+dos+Santos+Nascimento,+artesã+do+Conde+Pb&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=tOlCVZT3INa1sQTcyID4BA&

http://tvconde.blogspot.com.br/2010/06/mulheres-artesas-do-gurugi-ganham.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *