O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/08/2016

Adeílton Pereira Dias

Um dos principais artistas da comédia paraibana. Com o personagem “Biuzinha Priqui”. Fez parte do espetáculo de humor Pastoril Profano, da Cia Paraibana de Comédia.
Data de publicação: agosto 26, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 15 de dezembro de 1967 / Falecimento: 18 de agosto de 2016

Atividade artístico – cultural: Ator

Adeílton Pereira Dias mais conhecido pelo personagem “Biuzinha Priqui” fez parte do espetáculo de humor Pastoril Profano, da Cia Paraibana de Comédia. O ator Começou a atuar nas artes cênicas no Grupo Tenda, no final dos anos de 1980, e fazia teatro infantil. Entre os cinco irmãos, Adeilton foi o único que escolheu o teatro, um especialista na arte de fazer rir.

No ano de 1990, participou da criação da Companhia Paraibana de Fuleragem, que mais tarde se transformou na Companhia Paraibana de Comédia, fazendo surgir às gargalhadas de tantos espectadores com o “Pastoril Profano”, um espetáculo que atrai multidão há vários anos, e que já foi apresentado na Paraíba, e em outros estados do Brasil.

Em 1983, na Companhia Paraibana de Comédia, Adeílton Pereira criou a célebre personagem Biuzinha, dentro do espetáculo o Pastoril Profano, e que ficou conhecida pelo publico do teatro. Biuzinha representava a chefe das pastoras, e foi o próprio Adeílton o responsável pela caracterização da personagem.

Com o tempo, Biuzinha foi parar na televisão fazendo participações em programas de auditório, e apresentando um quadro de humor em uma emissora local. Ela ficou conhecida por suas piadas de duplo sentido, peruca verde e risada marcante, e destacava-se por sua irreverência, e jeito extrovertido.

O artista faleceu aos 49 anos de idade, na capital paraibana depois de ter sofrido um acidente doméstico, ele caiu da escada do seu condomínio após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

No teatro, foram mais de trezentos mil espectadores ao longo de vinte e três anos do “Pastoril Profano”. Certamente, o seu personagem e a sua risada ficarão para sempre na memória do teatro paraibano.

 

Fontes:

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/08/ator-adeilton-pereira-dias-morre-em-joao-pessoa.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/08/ator-adeilton-pereira-que-deu-vida-biuzinha-iniciou-carreira-em-1980.html

http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/noticia/174274_morre-aos-49-anos-ator-adeilton-pereira–que-interpretou-biuzinha

https://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20160819074104&cat=cultura&keys=-carreira-ator-adeilton-pereira

http://www.cenariomt.com.br/noticia/542504/ator-adeilton-pereira-que-deu-vida-a-39biuzinha39-iniciou-carreira-em-1980.html

http://www.portalcorreio.com.br/noticias/cidades/gente/2016/08/18/NWS,282747,4,86,NOTICIAS,2190-MORRE-ATOR-ADEILTON-PEREIRA-INTERPRETE-PERSONAGEM-BIUZINHA-PRIQUI.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *