O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/05/2017

Curta Coremas

Festival de cinema realizado na cidade de Coremas, alto Sertão da Paraíba. Destinado a filmes de curta-metragem de todo o Brasil e tem como objeto o fomento a produção e a cultura audiovisual no interior paraibano.
Data de publicação: maio 29, 2017

Curta Coremas

Município: Coremas-PB

1ª edição: 2011

Mês de realização do evento: Julho

Estilo do evento: Audiovisual

Facebook: https://www.facebook.com/CurtaCoremas/

Instagram: https://www.instagram.com/curtacoremas/

É um Festival de Cinema realizado na cidade de Coremas, alto Sertão da Paraíba, que exibe filmes de curta-metragem de todo o Brasil. O evento tem como proposta democratizar a produção cinematográfica brasileira junto a população de Coremas e regiões circunvizinhas, através de apresentações, oficinas, exibições e fóruns gratuitos, contribuindo para formação social, a fim de impulsionar a produção artístico-cultural da cidade – além de atrair o turismo e aquecer a economia local.

O festival ocorre oficialmente durante 4 dias do mês de julho, todos os anos desde 2011, reunindo realizadores e agentes culturais de várias partes do país.  Entre os objetivos sociais estão o estímulo ao surgimento de novos produtores audiovisuais, artistas e também novos festivais, gerando uma rede de cultura audiovisual.

Todas as atividades da programação do festival são gratuitas e tem como proposta a integração com público local. A partir da edição de 2016, as exibições dos filmes tem acontecido em local aberto, ao ar livre, ao invés de num espaço fechado, o que facilitou o acesso da população e é um estímulo maior à formação de público.

A programação do Festival se divide em quatro mostras competitivas: “Olhar Infantil”, com filmes com temática infanto-juvenil, “Rio Turbinas”, de filmes curtos, com duração de até 5 minutos, “Panorama Brasil”, de produções de outros estados e “Mãe D’água”, de curtas paraibanos.

Idealizado e coordenado por Kennel Rógis, cineasta natural de Coremas, o festival acontece majoritariamente com apoios locais, sendo o patrocínio um processo complicado. O festival foi habilitado pelo Ministério da Cultura a captar recursos através da Lei Ruanet, via isenção fiscal, mas ainda assim tem sido pouco eficaz.

“Aprovamos pela (Lei) Ruanet, um projeto generoso, com música, cinema, oficinas. O nosso grande problema é achar a empresa que faça a dedução fiscal com a gente através da Ruanet”, explicou Kennel.

Sobre a organização do Festival, Kennel revelou enfrentar dificuldades de patrocínio, mas destacou que mobilizando esforços tem sido possível levar a iniciativa à frente.

“A gente tem um projeto grandioso que nunca consegue ser captado (em recursos) da forma que deveria ser captado. Isso é um pouco triste, mas mesmo assim conseguimos fazer o festival com o que os nossos patrocinadores nos dão, mesmo com limitações – e conseguimos fazer bem feito. A gente consegue fazer a cidade lotar, a economia gira, a cultura está na porta das pessoas, democrática e acessível, todo mundo pode participar”, pontuou.

 

Fontes: http://www.curtacoremas.com.br/

https://www.facebook.com/CurtaCoremas/

http://janela7.com/6o-curta-coremas-e-destaque-na-programacao-cultural-da-paraiba/

http://janela7.com/o-triunfo-do-engajamento-6o-curta-coremas-supera-dificuldades-e-se-consolida-confira-os-premiados/

https://www.youtube.com/user/curtacoremas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *